Tradutor

Frases Célebres

Entendendo o Blog



APRENDA A USAR


Este não é um blog temático, onde se aborda um único assunto, ou alguns de uma mesma linha. É um blog de temas variados, tão diversificado como meus gostos e interesses pessoais. Tão multifacetado, como minha personalidade geminiana. 
Por isso, sinto-me na obrigação de prestar alguns esclarecimentos àqueles generosos amigos que se propuserem a ler e (quem sabe) comentar as peças que aqui compartilho com o mundo:

Para que o leitor entenda, logo de início, é um blog de conteúdo. Sua razão de existir são os textos sobre assuntos diversos que, por sua natureza não são exatamente curtos, embora não sejam também extremamente longos e cansativos.

Os textos encontram-se agregados em três índices de conteúdos que trazem em seus nomes uma prévia do tipo de conteúdo que ali se encontrará. Cada um desses índices trás uma certa quantidade de marcadores que contêm os textos versando sobre o assunto específico designado por aquele marcador. Para que fique mais claro, vamos especificar cada índice:

OPINIÃO E DEBATE. Nesse índice estão agregados os textos de abordagem livre, isto é, aqueles em que expresso minha opinião, minha verdade sobre assuntos diversos relacionados a temas específicos da sociedade. Assim, na guia "Atualidades" expresso opinião sobre fatos cotidianos que podem estar ligados a acontecimentos de alcance mundial, nacional ou local, geralmente questões de cunho político, social ou econômico.
Já na guia "Comportamento" emito considerações de cunho personalíssimo sobre assuntos variados ligados ao comportamento das pessoas, aos modismos, às neuroses coletivas, enfim a tudo que as pessoas expressam, praticam, apreciam, vivenciam e produzem no dia-a-dia como frutos de atitudes sociais.
Opinião e debate é, portanto, fruto de minha vivência, interpretação, aprendizado, convivência, tolerância e intolerância em relação ao mundo social. 
A propósito o nome "debate" não é por acaso, porque os leitores poderão sempre comentar e não precisa ser para elogiar. Podem discordar, ficar bravos, xingar, enfim, expressarem também sua opinião e debater abertamente comigo.
De um modo geral, como os artigos dessa categoria expressam livre opinião, não costumam conter bibliografia, a menos que neles apareça citação que não seja de domínio público.

ARTIGOS ACADÊMICOS. Esse índice agrega textos muito mais sérios, inclusive resenhas de livros que poderão servir como estímulo para futuras leituras ou como auxílio a acadêmicos mais preguiçosos. 
A guia "Literatura", por exemplo, foi criada a pedido de algumas pessoas que queriam saber o que eu tinha a dizer sobre esse assunto que é inclusive um dos que fazem parte de minha formação profissional, assim como a guia "Direito", onde falo sobre assuntos jurídicos que podem ser de interesse de advogados ou estudantes.
A guia "Religião" vem em função de minha condição atual de líder de uma comunidade religiosa de Umbanda, embora os textos ali contidos não se refiram exclusivamente a esse assunto. Aliás, textos sobre Umbanda são minoria.
Devo salientar que nem todos os textos trazem citações e bibliografia, porque esse privilégio ficará reservado apenas para os textos mais recentes, os da segunda fase do blog, que é a atual.

ENTRETENIMENTO. Como o próprio nome já indica, esse índice é reservado a assuntos mais descontraídos, mais voltados para a diversão. 
A guia "Anedotário", ao contrário do que muitos possam pensar à primeira vista, não é um repertório de piadas em sentido estrito. É, na verdade, um local onde comento fatos anedóticos da vida real; aquelas coisas que, de tão absurdas, chegam a ser engraçadas.
Sob o título de "curiosidades" eu agrego vários textos falando sobre assuntos diversos e curiosos. Há fatos históricos, explicação de fenômenos, origem de expressões, enfim, um acervo de assuntos interessantes que despertam a curiosidade de muita gente. Diga-se de passagem, essa é uma das guias mais lidas do blog.
Já a guia viagens é reservada à expressão de minha opinião sobre lugares que visito e que faço questão de compartilhar com as pessoas, como forma de servir de estímulo ou desestímulo a futuras visitas.

Trata-se, portanto, de um blog muito variado onde os mais diversos tipos de assuntos poderão ser encontrados. Fica minha esperança de que seja muito útil e também muito divertido para todos que o procurarem. Fica também, antecipadamente, o meu sincero agradecimento pela paciência de lerem o que eu escrevo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário