Tradutor

Frases Célebres

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Já Sinto Cheiro de Excremento


E prenderam o governador.
Isso parece muito positivo para a democracia brasileira, afinal as denúncias se acumulavam e parte da população se sentia indignada com os fatos que eram trazidos à tona todos os dias pela mídia.
Não pretendo aqui entrar no mérito da “questão Arruda”, afinal não irei julgá-lo antecipadamente, até porque não me cabe condená-lo. Mas não posso deixar de afirmar algumas coisas que conheço e sei, porque moro em Brasília, vivo Brasília no dia-a-dia e participo da história da cidade: Estou aqui há trinta e seis anos e, desde então, Arruda foi, sem sombra de dúvida, o melhor governador que passou pelo Buriti. Não apenas pelas obras – que eu não acho que isso seja nada de mais, embora entenda a importância das mesmas – mas porque ele conseguiu devolver para Brasília o senso de civilidade que ela perdera ao longo de dezesseis anos de desgoverno completo (aí computados os quatro anos de governo do PT).
Acabou-se a escandalosa, despropositada e vergonhosa cultura das invasões toleradas e apadrinhadas pelo governo; acabou-se a ignomínia do transporte alternativo, com centenas de vans transitando sem lei pela cidade e colocando em risco a vida de passageiros, pedestres e motoristas decentes; acabou-se o empreguismo nos órgãos públicos, onde fantasmas vivos, vagabundos, desqualificados e parasitas ganhavam às custas do GDF, enquanto funcionários de carreira eram negligenciados e humilhados dentro das repartições; acabou-se a farra das grilagens impunes de terra pública que faziam surgirem, da noite para o dia, verdadeiras cidades, batizadas de condomínios que depois eram sumariamente legalizados, à revelia dos órgãos de proteção ambiental e da lei em geral.
Ao longo desses pouco mais de três anos, Brasília deixou de ser aquele território sem lei, para onde afluíam levas de bandidos todos os dias, maravilhados com a possibilidade de pilhar o patrimônio público e privado, sob o olhar complacente das autoridades. Brasília voltou a viver de forma digna e honesta, livre das hordas de facínoras que dela se tinham apoderado.
Não votei em Arruda, mas hoje lamento que tantos que eu julgo sensatos estejam comemorando a prisão do governador, sem se aperceberem que no horizonte já se anuncia a tempestade desastrosa que ameaça despencar novamente sobre a cidade. Poucos tem sido capazes de observar a movimentação silenciosa que já começa a agitar os esgotos da cidade. Os ratos se mobilizam para novamente transformarem essa terra num paraíso de corrupção, banditismo, parasitismo, e vergonha generalizada. Já dá para sentir o cheiro de excremento. Infelizmente.
De minha parte, todo apoio a Arruda e os meus sinceros agradecimentos pelo bem que ele fez por Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário